Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva
Apoia indivíduos e instituições ocupados com ensino pós-graduado, pesquisa, cooperação e prestação de serviços em Saúde Pública/Coletiva, objetivando a ampliação da qualificação profissional para o enfrentamento dos problemas de saúde da população brasileira.
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES)
Tem como eixo principal a luta pela democratização da saúde e da sociedade, reunindo profissionais e estudantes, assegurou seu espaço como produtor de conhecimentos com uma prática política concreta, seja em nível dos movimentos sociais, das instituições do país e do parlamento brasileiro.
Organização Mundial de Saúde (OMS)
Coordena a área de saúde nas Nações Unidas. É responsável pela liderança em assuntos de saúde global, moldando a agenda de pesquisa em saúde, estabelecendo normas e padrões, articulando opções políticas baseadas em evidências, fornecendo apoio técnico aos países. acompanhando e avaliando as tendências de saúde.
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
É um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas.
Instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS), de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.
É o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
Promove e protege a saúde da população e intervem nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde, para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP)
Atua na capacitação e na formação de recursos humanos para o SUS e para o sistema de ciência e tecnologia, na produção científica e tecnológica e na prestação de serviços de referência no campo da saúde pública. Mantém cooperações técnicas com instituições nacionais e internacionais atuantes em diversos campos da saúde.
Fundação Nacional de Saúde (Funasa)
Órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças.
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Instituição vinculada ao Ministério da Saúde, desenvolve pesquisas, prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde; fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico; o ensino e a formação de recursos humanos; a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia.