O Curso de Especialização em Saúde Coletiva: concentração em Atenção Básica - Saúde da Família, nesta edição do ano de 2019, se dirige a médicos, para qualificar sua atuação nas Unidades de Saúde da Família no estado da Bahia, como parte das atividades do Programa Mais Médicos (PMM). Este foi criado por meio da Medida Provisória n° 621, de 08 de julho de 2013, regulamentada pela Lei n° 12.871/2013, tendo entre seus objetivos reduzir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o SUS e, consequentemente, contribuir na redução das desigualdades regionais na área da saúde, fortalecendo os serviços na atenção básica em saúde no país. O PMM alia a necessidade de formação de recursos humanos para o SUS com a possibilidade de educação permanente de profissionais que estão no exercício de seu trabalho, em locais distantes dos grandes centros de formação no país.
O curso será realizado pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e a Faculdade de Medicina (FMB) da UFBA, por meio de instrumento de cooperação com a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), com apoio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS/MS) e da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB), através da Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH). Será operacionalizado pela equipe da Net-Escola de Saúde Coletiva do ISC e terá uma carga horária de 360 horas, desenvolvido na modalidade de educação a distância (EaD).
Serão disponibilizadas 277 vagas para médicos que atuam no Programa Mais Médicos no estado da Bahia. 10% das vagas (27), adicionais, são destinadas à comunidade externa, voltadas para médicos que atuam em Saúde da Família na Bahia, interessados na especialização.
Qualificar o trabalho de médicos inseridos na estratégia de saúde da família mediante o PMM, com vistas a fortalecer a Atenção Básica no SUS-Bahia
• Qualificar a prática médica na Estratégia de Saúde da Família (ESF);
• Contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica enquanto porta de entrada do sistema de saúde;
• Fomentar a análise crítica da prática profissional do médico no processo de trabalho das equipes de saúde da família;
• Promover a consolidação de mudanças no processo de trabalho dos profissionais das ESF, buscando qualificar a organização e o cuidado em saúde nos territórios de abrangência da ESF;
• Desenvolver a coordenação e gestão do cuidado médico sanitário dos usuários do sistema municipal de saúde;
• Estimular o trabalho médico em rede, valorizando a interdisciplinaridade e o trabalho equipe, com vistas à integralidade do cuidado.
Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem
Epidemiologia em Saúde Coletiva
Política, Planejamento e Gestão I
Vigilância e Promoção da Saúde III
Saúde, Doença e Cuidado
Módulo Clínico VI
Metodologia do TCC
Tópicos Especais em Saúde Coletiva (TESC)
Trabalho Orientado
Maria Ligia Rangel Santos
Coordenação geral
Estevão Toffoli
Vice-coordenação
Gabriela Moura Santos
Assistentes de coordenação
Catharina Leite Matos
Coordenação acadêmica
Joseilda Sampaio
Coordenação pedagógica
Nicia Cristina Rocha Riccio
Coordenação de EAD
Carla Cristina Andrade de Araújo
Vice-coordenação de EAD
Yara Oyram
Coordenação de TCC
Jaqueline Tavares
Italva Mirtes
Secretaria do curso
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Saúde Coletiva
Net-Escola de Saúde Coletiva
Rua Basílio da Gama, s/n, Canela, 40110-040, Salvador-BA
Telefone: (71) 3283-7472 E-mail: cursomm@ufba.br