Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o Curso de Especialização em Saúde Coletiva, com ênfase na APS, com vistas a contribuir para o seu aprimoramento e consequente revisão das versões subsequentes. Ofertado pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, o curso como parte integrante do Programa de Valorização do Trabalhador da Atenção Básica – PROVAB visava, em consonância com o propósito de alocar médicos para municípios de difícil acesso e com populações de maior vulnerabilidade, a valorização, o aperfeiçoamento e educação permanente do profissional em atividade. A pesquisa avaliativa do curso tomou como pressupostos teóricos que: a) fatores contextuais influenciam os resultados do curso b) o curso de Especialização constitui-se em importante dispositivo de fortalecimento da Rede de Atenção Básica, face ao potencial que apresenta para superar as deficiências oriundas da formação profissional.
À luz desses pressupostos, a avaliação do curso visou produzir informações que permitem gerar conhecimentos úteis para futuras iniciativas ou aprimoramento das versões posteriores. Com esta direcionalidade, a proposta contemplou a delimitação inicial da problemática da pesquisa; os objetivos a serem alcançados; as diretrizes metodológicas e a estrutura de condução da pesquisa para o desenvolvimento do projeto, bem como o cronograma das principais atividades.
A pesquisa foi proposta como um componente integrado à realização do curso, considerando o caráter pioneiro deste último. No desenvolvimento do curso foram efetivadas diversas parcerias com outras instituições a exemplo da Fundação Estatal da Saúde da Família - FESF, Secretaria Estadual de Saúde da Bahia - SESAB, Ministério da Saúde – MS, Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia - COSEMS e Faculdade de Medicina da UFBA.
Para o Curso de Especialização foram disponibilizadas 600 vagas para candidatos selecionados entre profissionais médicos vinculados ao Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) e que estivessem atuando na atenção básica no Estado da Bahia. A carga horária total foi de 375 horas iniciando a formação no mês de maio de 2013 e finalização em maio de 2014. O curso foi realizado pela equipe da Net- Escola/ISC em parceria com a participação das entidades já mencionadas.
Objetivo Geral:
Avaliar o Curso de Especialização em Saúde Coletiva, com ênfase na Atenção Básica, com vistas a contribuir para o seu aprimoramento e consequente revisão das versões subsequentes.
Objetivos Específicos:
Caracterizar o contexto em que foi criado o Programa de Valorização da Atenção Básica – PROVAB-Bahia e a consequente demanda pelo Curso de Especialização em Saúde Coletiva promovido pela Universidade Federal da Bahia, por meio do Instituto de Saúde Coletiva;
Identificar, no âmbito do contexto institucional, o perfil do público-alvo a partir de aspectos relacionados ao curso e ao trabalho na Atenção Básica;
Avaliar a eficácia da preparação do estudante para a utilização de estratégias pedagógicas interativas;
Avaliar atividades e estratégias desenvolvidas no curso, em prol da aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de habilidades e competências para o trabalho na Atenção Básica;
Pesquisadores:
Gabriela Lamego
Jane Mary de Medeiros Guimarães
Adroaldo de Jesus Belens
Solange Veloso