A realização do Curso de Especialização deverá contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho do Ministério da Saúde – MS e para a educação permanente dos servidores deste Ministério. Mais especificamente, o Curso de especialização em Saúde Coletiva, com área de concentração em Avaliação de Impacto de Políticas e Programas de Saúde busca atender à demanda específica do Ministério da Saúde para preparar seus profissionais, que almejam aprimorar seus conhecimentos e promover a correta aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para avaliar o impacto das políticas e dos programas de saúde coletiva. Para tanto, o curso promoverá o desenvolvimento de competências relativas, em geral, ao campo da Saúde Coletiva e, em particular, à avaliação dos impactos sanitários, sociais e econômicos das políticas e dos programas de saúde, de modo o Ministério da Saúde no desempenho de suas atribuições institucionais. O curso ora apresentado será desenvolvido na modalidade meta presencial, a proposta se dirige a profissionais de nível superior que atuam no Ministerio da Saúde.
O Curso atenderá as necessidades de capacitação de técnicos e gestores do Ministério da Saúde com atuação em todas as regiões e em todos os estados e também docentes e servidores técnico- administrativos da UFBA, contribuindo para o desenvolvimento institucional na área de avaliação de impacto de políticas públicas. Contribuirá ainda para o fortalecimento e institucionalização da avaliação de impacto de políticas, conforme define o Decreto federal nº 9.203/2017.
Capacitar servidores públicos com formação de nível superior que atuam no Ministério da Saúde, visando a apoiar a realização de intervenções organizacionais, o desenvolvimento de tecnologias e a condução de estudos científicos aplicados, voltados para a avaliação de impactos sanitários, sociais e econômicos das políticas e dos programas de saúde.
1. Contribuir para a compreensão do campo da avaliação de políticas e programas pelos gestores de saúde no âmbito da Saúde Coletiva;
2. Apresentar os principais métodos e técnicas de avaliação de políticas e programas, com destaque para a avaliação de impacto;
3. Desenvolver a habilidade de análise crítica de projetos e estudos avaliativos, incluindo a identificação das suas potencialidades e limitações para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde.
Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem
Política de Saúde
Epidemiologia
Metodologia da pesquisa e da intervenção 1
Planejamento em Saúde
Introdução à avaliação de políticas de saúde
Análise de situação e avaliação de processos
Metodologia da pesquisa e da intervenção 2
Avaliação de efeitos e de impacto
Aleatorização e substitutos
TESC - Introdução à Econometria aplicada a saúde
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Será oferecido um total de 39 (trinta e nove) VAGAS, sendo 4 (quatro) vagas destinadas à comunidade da UFBA, atendendo ao Art. 7º da Resolução Nº 002/92 da UFBA.
Podem se inscrever neste curso candidatos que preencham os seguintes requisitos:
● Ser graduado em qualquer área de formação;
● Ser servidor efetivo do Ministério da Saúde;
● Estar em exercício no Ministério da Saúde em Brasília - DF;
● Não estar participando de nenhum programa de capacitação stricto ou lato sensu oferecido pelo Ministério da Saúde.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22 de março a 18 de maio de 2021
Maiores informações sobre as inscrições encontram-se no Edital em anexo
Coordenação:
Profa. Erika Santos Aragão (Coordenadora) - Doutora - ISC/UFBA
Prof. Luís Eugênio Portela Fernandes de Souza (Coordenador) - Doutor - ISC/UFBA
Prof. Márcio Santos da Natividade (Vice-coordenador) - Doutor - ISC/UFBA
Apoio na Netescola:
Profa. Maria Ligia Rangel Santos - Doutora - ISC/UFBA
Profa. Marcele Carneiro Paim - Doutora - ISC/UFBA
Secretaria:
Sonia Malheiros
Jaqueline Tavares
Telefone nº (71) 3283-7472
E-mail: impactopps@ufba.br